A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a prática de 150 minutos de atividade física moderada por semana, são 30 minutos por dia.

A bicicleta é uma forma interessante de se exercitar, pois pode ser praticado por pessoas com condicionamentos físicos diferentes, tanto na academia, quanto em parques e ciclofaixas pela cidade.

Aqui vão alguns benefícios de pedalar:

  • É capaz de melhorar a aptidão cardiovascular, ajuda a evitar doenças atreladas ao estilo de vida como a hipertensão arterial, a diabetes, doenças cardíacas entre outras.
  • Como o exercício não causa impacto sobre os joelhos e outras articulações pode e deve ser praticado por pessoas que estão acima do peso.
  • Andar de bicicleta promove o fortalecimento de grandes grupamentos musculares, como o das pernas, coxas e abdômen.
  • O ato de pedalar estimula a liberação das endorfinas (morfinas endógenas – que fazem com que o indivíduo seja mais feliz), aumenta também os níveis de serotonina (o chamado hormônio da felicidade), gerando o relaxamento, fatores essenciais para um sono saudável.
  • Com a melhora na contração cardíaca, o sistema imune fica estimulado e eleva a produção de glóbulos brancos, ajudando o organismo a defender-se de vírus e bactérias.bicicleta (3)

E você, gosta de pedalar?

Caso vá pedalar a noite aqui vão algumas dicas:

No quesito sinalização do ciclista, é importante dizer que estas condutas podem ser adotadas até durante o dia, pois quanto mais “nos fazemos enxergar”, menores as chances de acidentes. Neste sentido, procure sempre usar roupas claras e chamativas, se possível até com faixas reflexivas.

Em se tratando da sinalização da bicicleta, a variedade de acessórios se amplia e muito! O Código de Transito Brasileiro obriga a bike a possuir refletores na dianteira, na traseira e nas laterais.

Por padrão e experiência, o ideal é que utilizemos uma luz intermitente (que pisque rápido) na cor vermelha na traseira da bicicleta, e uma luz na cor branca piscante na dianteira, pois os refletores têm sua visibilidade muito restrita. Com esses dois acessórios, sua bicicleta ficará muito mais visível aos motoristas, pedestres e outros ciclista, fazendo com que seu passeio noturno fique muito mais seguro.

Espero que tenham gostado das nossas dicas! 🙂

 

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(Foto 1 – luz intermitente branca)
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(Foto 2 – luz intermitente vermelha)

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